October 1, 2019

Please reload

Recentes

Existe cerimonial do dia?

July 22, 2019

1/10
Please reload

Destaque

Livro de assinaturas: 20 ideias criativas para a lembrança

July 16, 2019

O livro de assinaturas é um dos itens essenciais para os noivos que gostam de guardar recordações dos momentos especiais como é a ocasião do casamento. Ele pode ser uma maneira divertida de juntar recados de amigos e familiares, garantindo memórias para os próximos anos do casal.

Apesar de já não ser mais tão comum em seu formato tradicional – com papel e caneta, apenas, o livro de assinaturas é uma opção muito interessante. Ele oferece oportunidade aos convidados a oportunidade de deixarem sua própria marca no casamento ao registrarem o que não conseguiram traduzir em palavras.

Livro de assinaturas: o que é?

 Foto: Alexandra Creswell

 

O livro de assinaturas tradicional foi, por muito tempo, uma regra nas festas de casamentos. Composto por um livro de folhas brancas onde os convidados eram convidados a escreverem um recado para os recém-casados, eles eram uma verdadeira sensação.

Segundo Alê Loureiro, assessora de casamento, nos casamentos organizados por ela não é comum o uso de livro de assinaturas. “Na minha opinião, eles já caíram em desuso”, comenta Alê.

Já a assessora de casamento Flávia Gurgel conta que existe sim a procura pelo objeto, o que mostra que não existe uma regra sobre o assunto. Como todos os detalhes do casamento, é muito importante que o casal avalie com calma a presença ou ausência de um livro de assinaturas no Grande Dia.

 

 

Como escolher?

Com a tecnologia e facilidade de tirar e compartilhar fotos durante a festa de casamento, para para escrever em um livro pode não ser uma tarefa muito interessante para os convidados da festa, concorda?

 Foto: John Dolan

 

Uma dica interessante para chamar à atenção para o item é inovar no formato, mesmo que a base seja o livro mais tradicional. “

Gosto de indicar aqueles com espaço para texto e fotografias. Nesse formato, os convidados tiram foto, colam no livro e o assinam. Acho que fica mais carinhoso com os noivos”, recomenda Alê.

 

Muitas opções

Com um pouco de criatividade é possível encontrar o formato ideal de livro de assinaturas para o casamento.

Hoje além de ser o livro de assinaturas tradicional, com folhas em branco, ele pode ser feito pela fotógrafa, com base nas fotos dos ensaios. Também pode ser um quadro onde as pessoas “carimbam” as digitais e colocam os nomes ou mesmo papéis para pendurar numa árvore, formando assim uma espécie de “arvore da felicidade”, comenta Flávia Gurgel.

 

 

Cuidados

Tenha cuidado  na hora de escolher um livro de assinaturas é pensar no tipo de festa.

É importante conhecer os convidados, se terá um espaço adequado pra o livro de assinaturas ficar e alguém para cuidar e guardá-lo depois da festa.

 

Livro de assinaturas: 20 ideias para se inspirar
 
1) Máquina de escrever

Com um toque vintage ao casamento, à máquina de escrever pode ser usada pelos convidados para deixar recados de carinho ao casal.

Foto: Bonnie Sen

 
2) Pedras personalizadas

E se os convidados escrevessem seus desejos ao casal em pedras personalizadas? Após a comemoração elas se tornam uma linda decoração para o jardim, por exemplo.

 Foto: Stone Alone/Etsy

 
3) Globo

Ótima ideia para os noivos apaixonados por viagens!

 Foto: Orange Turtle Photography

 
4) Cartões Postais

Ideia perfeita para um destination wedding! Os cartões postais do local podem ser à base das mensagens dos amigos e familiares.

 Foto: Impressions Photography

 
5) Polaroids

As fotos instantâneas podem ser um ótimo plus ao livro de assinaturas tradicionais, assim como adesivos divertidos e canetas coloridas, que irão deixar o momento mais alegre.

 Foto: Carrie Patterson

 
6) Vídeos

E, se ao invés de escrever, os convidados gravassem um vídeo desejando bons votos ao casal?

Foto: Ali Harper

 
7) Livro de ensaio fotográfico

Fez um ensaio fotográfico antes do casamento? Uma boa ideia é usar o álbum dessas fotos como livro de assinaturas.

 Foto: SDK Photo & Design

 

8) Quadro com árvore

Um quadro pode ser feito à partir da arte de uma árvore para que cada convidado assine uma das folhas. Recordação que vira um belo artigo decorativo.

 Foto: Peachwik/Etsy

 
9) Iniciais

Que tal usar placas com as iniciais do casal como livro de assinaturas? O material e à cor das letras podem ser escolhidas de acordo com o estilo da festa de casamento.

Foto: Christina Carroll Photography

 
10) Placa de madeira

De forma personalizada, o casal pode moldar um objeto em madeira e usar como base para os recados. Nos destinations weddings, por exemplo, é uma ótima chance de fazer no formato do país onde à cerimônia está sendo realizada.

 Foto: Keepsake Memories Photography

 
11) Prato

E porque não usar um belo prato como livro de assinaturas? O resultado irá deixar o Grande Dia ainda mais lindo e é perfeito para os amantes da gastronomia.

Foto: Weddings by Scott & Dana

 
12) Livros

Uma ideia muito criativa é usar um dicionário e pedir para que os convidados circulem palavras que os façam lembrar do casal e, ao lado delas, deixar mensagens de carinho.

Foto: Nancy Cohn Photography

 
13) Calendário

E se cada convidado escrevesse seus desejos em um calendário, no dia dos seus respectivos aniversários? Além de divertida, à lembrança fica como lembrete do aniversário de amigos e familiares.

Foto: 4EverNAlways/Etsy

 
14) Fotos

Faça uma seleção de fotos do casal em momentos divertidos com pessoas queridas e deixe que os convidados escolham as suas favoritas para usar como livro de assinaturas.

 

Foto: Abby Rose Photo

 
15) Quadro com corações

Corações de papel podem ser usados para assinaturas e depois colocados em um quadro com frente transparente.

 

 

16) Quebra-cabeça

Ideia criativa que pode gerar muita diversão e emoção aos noivos após o Grande Dia.

Foto: Bella Puzzles Too/Etsy

 
17) Instrumento musical

Perfeito para casais músicos, aquele instrumento musical pode ficar ainda mais especial com mensagens dos convidados da festa.

 Foto: Cuppa Photography

 
18) Discos de vinil

Os noivos são fãs de música ou possuem uma coleção de LP’s? Os vinis podem também podem ser usados como livro de assinaturas.

 Foto: Celladora Photography

 
19) Caça-palavras

Ao invés de assinar um livro de assinaturas tradicional, os convidados pode circular seus nomes em um caça-palavras gigante.

Foto: Chris and Sarah Rhoads

 
20) Cápsula do tempo

De uma forma criativa, deixe um livro em cada mesa para que os convidados assinem. O número da mesa representará o aniversário de casamento no qual os recados devem ser lidos.

 

 

Please reload