April 7, 2020

October 1, 2019

Please reload

Recentes

Como evitar o estresse pré casamento?

June 11, 2020

1/10
Please reload

Destaque

A importância da confirmação da presença para o casamento

March 23, 2017

A sigla R.S.V.P. é a abreviação da expressão francesa “Répondez S’il Vous Plaît”, que em tradução livre corresponde a “Responda, por favor”. Comumente essa sigla é impressa no final do convite, para que o convidado confirme ou não a sua presença no evento. “Seguido da abreviação, deve constar um endereço de e-mail ou telefone como meio para realizar a confirmação. Podem constar ambos e é essencial deixar claro que essa informação é muito importante para a organização o evento” – orienta Betta Lima.

 

Apesar de não ser obrigatório, é fundamental que os convidados confirmem a presença. “Como existe uma grande possibilidade de as pessoas não acessarem o site ou ligarem para a confirmação, recomendo contratar um R.S.V.P. ativo para entrar em contato com cada um. Dessa forma, é garantido que se consiga uma lista mais assertiva”.

O ideal é determinar uma data limite, para que haja tempo hábil caso seja necessária qualquer alteração no planejamento. Para os familiares e colegas mais próximos, a ligação não é necessária, por conta do contato ser mais próximo, consegue-se essa informação pessoalmente.

Para realizar essa tarefa é necessário que se tenha disponibilidade de tempo, o que geralmente os noivos não dispõem. Muitas vezes a assessoria realiza o R.S.V.P. para o casal e, com a lista completa de convidados em mãos, atende ou efetua as ligações e monitora o site. Assim, podemos acertar o buffet, número de mesas, comidas e bebidas.

Também é importante trabalhar considerando uma margem de variação entre os confirmados e os que realmente comparecerão, que pode ser de 10 a 20% mais ou menos. Independente da forma que será feita, a confirmação sempre deverá fazer parte da lista de tarefas para organização do casamento. Ainda, se preferirem, os noivos também podem optar por colocar a informação escrita em português mesmo como, por exemplo, ‘Confirmação de Presença’ no próprio convite.

Você que está na fase dos preparativos, já separou um tempinho para pensar sobre a confirmação de presença dos seus convidados? Se o tempo apertar não deixe de pedir ajuda! Um serviço de assessoria especializado pode vir em boa hora e garantir o sucesso dessa atividade.

Please reload