- Amariles Sodré - Assessora Casório Meu
As tendências de casamento imperdíveis para 2021
A cada ano as tendências para casamentos se renovam, e não seria diferente para 2021.
Se existe algo que os desafios de 2020 provaram é que não existem barreiras para o amor. O poder da resposta “sim, eu aceito” segue guiando casais do mundo inteiro em direção a um dos dias mais especiais em sua trajetória a dois.
As tendências para 2021 borbulham com novidades que darão ainda mais expectativas para o planejamento, são imperdíveis.
Recepção e organização
Casamento durante a semana
Se antes o sábado era o dia preferido entre os casais, em 2021 uma tendência que já ganhando força são as cerimônias realizadas durante a semana. Além de mais opções para os noivos e noivas, essa mudança também significa mais economia.
Celebrações de dia e ao ar livre
Leveza é a palavra-chave! Celebrações durante o dia, com iluminação natural, estarão mais em alta do que nunca. E, para acompanhar esse clima sereno, nada melhor do que eventos realizados ao ar livre, de preferência em contato com a natureza, em festas mais descontraídas. Cerimônias e coquetéis em jardins, onde terão mais espaço e contando com tendas, podem ocorrer durante todo o ano, especialmente com o clima do Brasil. E para aproveitar cada cantinho, outra tendência é investir em chill outs exteriores, com sofás, mesas e um décor bem acolhedor e confortável.
Mais tempo para organizar o dia C
Os casais agora ganham muito mais tempo para pensar em cada detalhe do seu enlace. Com as mudanças de datas deste ano, o tempo entre a proposta e a celebração final do casamento será mais longo. Mais de um terço dos casais que ficam noivos neste último trimestre do ano marcam a data de 2022 em diante, então passam a se organizar de 1 ano a 18-24 meses. E o planejamento também contará com a tecnologia a serviço dos casais, já que muitos wedding planners e até espaços de casamento poderão organizar tudo de forma online e oferecer aos casais um tour virtual.
Consciência inclusiva e ambiental
Além de pensar no seu estilo e considerar o orçamento disponível, outros critérios ganham muita importância na hora de escolher os fornecedores. As novas gerações felizmente têm pensado em solidariedade, diversidade e sustentabilidade, itens fundamentais e inalienáveis na busca por um casamento que seja reflexo das suas escolhas pessoais no dia a dia. Isso significa optar por profissionais conscientes, especializados para casais LGBTQ +, por empresas lideradas por mulheres ou minorias, entre outros, para poderem apoiar causas e reafirmar as suas convicções.
Menos protocolo, mais espontaneidade
Que tal deixar a celebração acontecer com maior naturalidade? Assim serão os enlaces em 2021 e 2022, com menos protocolos! Com menos convidados, o ambiente terá um clima muito mais íntimo, o que permitirá uma experiência mais cuidadosa com as pessoas mais próximas, com mais brindes descontraídos, mais espontaneidade nos discursos, registros mais divertidos nas redes sociais e eventos com um toque casual.
Organização de mesas mais casual
A espontaneidade também será marcada na disposição das mesas e cadeiras dos convidados, que será mais casual e sem a simetria de antes. As mesas serão colocadas de uma forma mais orgânica, respeitando a distância e os pequenos grupos. Isso significa uma distribuição em mesas de 4 e 6 pessoas, com disposição cadeiras de forma não linear, e até formatos diferentes.
Decoração e lembrancinhas
Cores naturais e flores secas
Tendência natural também nas cores utilizadas. Quanto mais próximo aos tons encontrados na natureza, melhor, como bege, cores terrosas, nude, off-white, marrom e verde. Os casais podem jogar com contrastes, usando cores mais vivas para complementar a paleta. E seguindo a linha natural no décor, as flores secas voltam com tudo, preservadas em buquês e coroas, além de espécies que já despontam como favoritas nos enlaces, como o capim-dos-pampas e folhas de palmeira secas dando muito volume à decoração.
Caixinhas completas para os convidados
As lembrancinhas passam a ser mais completas e vão traduzir todo o seu cuidado com os convidados. Além de leques, chinelos ou vasinhos com suculentas, agora é importante incluir gel hidroalcoólico, máscaras personalizadas, o programa de casamento e outros detalhes e presentinhos úteis.
Décor de mesas "sentimental"
Toda a decoração de um enlace é feita com carinho, mas quando se diz "décor sentimental" o conceito vai além da montagem cuidadosa. Para o próximo ano a tendência é investir ao máximo em detalhes "rococós", com toalhas de mesa de linho, bem delicadas, velas, notas personalizadas e pormenores mais íntimos e elaborados, com referências vintage e shabby chic.
Buffet
Porções individuais e drinks preparados
Entradas, aperitivos, e também o que será servido como refeição principal: as porções individualizadas vieram para ficar. Quanto mais variedade, melhor, mas tendo sempre em mente que nenhuma iguaria será compartilhada entre os convidados. Isso vale também para o bolo e para os doces: podem optar por mini bolos para cada pessoa, e usar embalagens individuais para os convidados levarem os docinhos, cada vez mais personalizados. E os bares também serão reinventados: os coquetéis já preparados para levar são a aposta segura.
Bolo minimalista
Os modelos de bolo de casamento mais simples voltam a ganhar espaço em 2021. Menos camadas e com as coberturas clássicas, como fondant. Mas isso não significa que precisam ser básicos, podem ousar nas formas, nas texturas e na ornamentação, com flores frescas, por exemplo.
Animação e música
Clima convidativo de bistrô
Para entreter os convidados a dica é investir em soluções criativas, como alternativa às pistas de dança. Música ao vivo, com grupos pequenos, DJ, até comediantes para fazer stand up comedy e outras apresentações artíticas entre os pratos servidos! A tendência é criar um ambiente descontraído, mas ao mesmo tempo intimista e elegante, no melhor estilo café bistrô. E não se esqueçam da cabine de fotos, e surpresas para os convidados (como sorteios de brindes): sucesso garantido!
Os looks
Conforto e minimalismo, com muita elegância
Comodidade e versatilidade são as palavras de ordem para 2021, mas sem perder a elegância que a ocasião de um enlace pede. Os vestidos e trajes com estrutura rígida e muito marcada perdem espaço, a proposta para o próximo ano é que os casais se vistam de forma coordenada e com naturalidade, priorizando linhas mais minimalistas em seus modelos, o que faz a escolha dos tecidos ganhar mais importância.
Versatilidade
Além do conforto, a versatilidade também será um elemento bastante valorizado. Modelos com grande adaptabilidade serão a aposta para 2021, vestidos de noiva que podem ser adequados para diferentes situações, especialmente para quem irá celebrar dois casamentos (um íntimo primeiro e outro depois, com maiores proporções). Detalhes como mangas e saias removíveis têm aparecido nas novas coleções, e as noivas também podem investir em vestidos curtos, seja para a cerimônia civil ou para o seu micro wedding.
Novidades para o look das noivas
Conforto, sim, mas nada básico, especialmente para o look das noivas. Mangas volumosas e abalonadas, decote quadrado e costas bem à mostra, com decote traseiro cavadíssimo: esse combo mais extravagante é o que 2021 propõe para as protagonistas.
Registro fotográfico
Verdadeiras capas de revista
Essa é a hora para vocês brilharem. As fotografias super produzidas ganham mais espaço, com cenários incríveis e produções à altura de uma capa de revista que sempre podem ser compartilhadas em suas redes sociais: uma foto espetacular, em frente a um monumento, replicando uma foto histórica, uma foto aérea com seus convidados, o trash the dress... Fotos espetaculares que todos irão querer postar em seus perfis do Instagram!
Lua de Mel
Um "nano" lua de mel
Com as restrições de viagens para destinos mais distantes, a lua de mel dos sonhos pode ser reinventada. Os casais podem aproveitam a oportunidade para visitar destinos locais, próximos à sua cidade, como uma prévia do que virá quando puderem voltar a viajar. Pode ser mais divertido do que imaginam, e bem mais econômico.
É hora de começar a trabalhar para ver como se adaptar a estas novas tendências.
O que achou da matéria?
Komentarze