top of page

Notícias

Recentes

Destaque

  • Admin

Questão delicada: como dizer aos convidados que preferem dinheiro a presentes

Os convidados são amigos, familiares e pessoas que querem estar presente nesse dia tão importante. Por isso, buscar a sinceridade nesse momento deixa o assunto muito mais fácil de ser abordado

Cada casal tem seu motivo, às vezes estão planejando uma viagem, precisam decorar o novo lar, precisam de ajuda para terminar a decoração de casamento, já possuem a casa nova montada, para ajudar nos custos do vestido de noiva ou simplesmente preferem dinheiro para facilitar a organização de uma vida nova. Vários casais preferem receber dinheiro ao invés de presentes, mas pela etiqueta ou sem saber como tratar esse tema, escondem essa preferência. Se vocês pretendem abrir mão dos presentes e já enviaram os convites de casamento, como dizer aos convidados educadamente que preferem presentes em espécie?

Quando

É importante que o casal saiba quais convidados são mais íntimos e quais são mais distantes. Os especialistas em cerimoniais e assessores de casamento acreditam que os noivos devem primeiro procurar os convidados mais próximos para anunciar esses detalhes da festa. Pode ser durante um jantar casual ou outros programas informais com seus amigos mais próximos e, quando dividirem informações sobre a organização da festa, contando novidades sobre os modelos de lembrancinhas de casamento, aproveitem para explicar porque lhes serviria melhor receber o dinheiro ao invés de presentes.

O casal também pode aproveitar a oportunidade quando os convidados perguntem o que preferem ganhar. Nessas horas buscar a sinceridade e simplicidade é fundamental. Por isso, se vocês forem abordados sobre essa questão, não pensem duas vezes, procurem responder da melhor maneira. Lembrem-se de que tudo depende da forma como vocês passam a informação, com jeitinho tudo fica mais dócil e compreensível.

Como

Alguns casais colocam um cartãozinho no próprio modelo de convite de casamento informando sobre a preferência de reverter presentes em dinheiro e agradecendo a compreensão. Claro que se optarem por isso, é fundamental que cada convidado saiba que só precisa oferecer aquilo que pode, e quando puderem. Para não deixar o cartãozinho muito invasivo, opte por um texto para convite de casamento carinhoso, onde explicam o motivo do pedido, sempre deixando claro que o mais importante é a presença deles, e que caso possam, qualquer valor que contribuam já será de grande ajuda.

Se não querem incluir essa informação no próprio convite, deixe apenas o endereço do site de casamento de vocês e lá, ao invés de uma lista de presentes, um lindo carinhoso texto informando a preferência e as orientações para que eles possam contribuir.

Ainda não estão convencidos?

Ainda que com toda cordialidade, muitos noivos não se convencem em pedir sinceramente valores em dinheiro. Nestes casos podem sempre optar por uma lista de casamento fictícia. Nesta lista haverão itens simbólicos que os convidados oferecem aos noivos, cada item com um valor diferente, variando o máximo possível os valores. Na verdade, ao invés de presentes físicos, cada compra levará o valor para uma conta dos noivos e esses presentes fictícios se converterão na ajuda que precisavam. Muitos noivos caracterizam essa lista da forma que mais lhes agradam, como itens divertidos, ou mesmo simbólicos, disponibilizando aos convidados o presente de "um brinde com troca de frases curtas de amor ao por do sol". É uma forma educada e divertida de conseguirem os "presentes" mais úteis para os noivos.

Ainda ssim, muitas vezes alguns convidados fazem questão de presentear os noivos com aquilo que acham mais significante neste momento. Se isso ocorrer, claro que deve aceitar sem hesitar, afinal de contas, a presença deles em cada momento, seja na hora de cortar o bolo de casamento ou mesmo na pista de dança com as músicas de casamento escolhidas, não tem preço, literalmente!

Artigos

bottom of page