top of page

Notícias

Recentes

Destaque

  • Casório Meu

Não sabe o que servir no casamento?

Diante de tantas novidades gastronômicas é normal os noivos ficarem em dúvida quanto ao que incluir no buffet para casamento. Algumas dicas sobre combinações de pratos e receitas ideais irão ajudar.

O cardápio

A primeira dica para não errar no cardápio é levar em consideração o tipo de recepção que irá oferecer para os convidados. Um coquetel é perfeito para eventos menores, por serem mais econômicos que um jantar e se adequar perfeitamente para uma quantidade reduzida de convidados. As finger foods se adequam perfeitamente a esse tipo de recepções. O ideal é ter no mínimo cinco opções diferentes de aperitivos.





Se você optar por fazer uma recepção com mais convidados, aconselha-se que seja servido um jantar, ou almoço dependendo do horário da cerimônia. Na hora de escolher o cardápio que será servido no buffet, é importante levar em consideração os convidados e suas restrições. Além do estilo de festa, ou seja, se vai fazer uma cerimônia mais litorânea, na praia, o cardápio precisa ser leve. Já um jantar mais tradicional exige pratos que sigam a mesma linha. E não se esqueça sempre de manter o equilíbrio. Se você optou por servir uma entrada mais leve com saladas e quitutes naturais, o ideal é que o jantar tenha uma carne vermelha e um acompanhamento rico em carboidratos. Porém, se a entrada for mais pesada, com frituras e massas, o aconselhável é que seja servida uma carne branca para o prato principal junto com uma salada ou legumes.


Mesa de doces:

Uma mesa de doces é sempre bem-vinda, seja no coquetel, seja no jantar. Elas ajudam a compor a decoração. Mas atenção, é muito importante que ela esteja bem organizada, mesmo que simples. Isso faz toda a diferença. Vale lembrar que na maioria das vezes, os de chocolate são os preferidos, então capriche nessa guloseima.

Como calcular a quantidade dos doces e salgados?

Se no seu casamento você optou por não servir sobremesa, e o doce principal será o bolo, a quantidade ideal é 100g por convidado. Na maioria das vezes, o bolo principal contém partes cenográficas, então é comum que o fornecedor entregue parte da sua encomenda já fatiado.




Calcule a quantidade ideal de salgadinhos, e doces, para que todo mundo fique satisfeito no seu casamento. Os docinhos fazem muito sucesso entre os convidados, que costumam “atacar” assim que chegam rsrs. A dica é encomendar 500 unidades para cada 100 convidados. Invista na variedade de sabores!


E os famosos bem-casados não podem faltar, não acham? Então uma quantia ideal é três por convidados. E se sobrar? Congele para saborear mais tarde, pois quem resiste a esses doces


E as bebidas?

Também ouço várias dúvidas com relação ao tipo de bebidas que devem ser servidas. O primeiro passo é analisar o perfil dos convidados, quantidade de homens, mulheres e crianças devem ser estudadas com muito cuidado, assim como o horário da cerimônia. No verão a dica é investir nas bebidas mais refrescantes como refrigerante, sucos e cerveja, porém vale lembrar que na maioria das vezes quanto maior o número de homens e calor, maior será o consumo de cerveja. No inverno a dica são as bebidas que esquentam como vinhos, uísques e champagnes. Água e refrigerante são obrigatórios.



Atenção para a quantidade (fonte Adega do Vinho):

– Vinho Tinto: 6 a 8 pessoas por litro

– Vinho Branco: 7 a 9 pessoas por litro

– Champanhe: 2 a 4 pessoas por litro

-Cerveja deve ser calculada de acordo com a forma que será servida, normalmente calcula-se três pessoas por uma garrafa de 600ml de cerveja.


Gostaram?

Artigos

bottom of page