top of page

Notícias

Recentes

Destaque

  • Casório Meu

Como elaborar a lista dos convidados do casamento

Elaborar a lista de convidados é, para a maioria dos noivos, um motivo de grande stress. As primeiras discussões surgem exactamente no momento em que os pais da noiva (tradicionalmente quem paga a festa) estabelece um número de convites à noiva e respectivo noivo. Começa a batalha: afinal de quem é a festa?

Os pais têm, normalmente, dois objectivos: convidar os seus amigos e limitar o número de convidados, já que o orçamento aumenta ou diminui consoante o número de convidados!

Para além do orçamento, é necessário ter em conta

  • Dimensão da igreja e do espaço.

  • Estilo de casamento. Prefere um casamento mais intimista, com os amigos e a família mais próxima, ou um casamento de grande dimensão, onde convida amigos e conhecidos?

  • Não é fácil decidir quem convidar ou quem deixar de fora, até porque existem obrigações e regras de protocolo.

  • Não desespere nem faça disto uma batalha. Tenha calma e lembre-se de que o mais importante é estar rodeada das pessoas que mais gosta.

  • Lembre-se que ninguém deve ficar ofendido. Envie uma participação às pessoas que mais gostaria de convidar mas não pode.

Antes de começar a guerra, converse com calma e tranquilidade, e tente convencer os seus pais de que esta é a festa dos vossos sonhos e que não gostaria de deixar de fora os seus amigos mais íntimos.

Aqui ficam alguns conselhos para elaborar a lista de convidados

Comece por fazer uma lista de grande dimensão e, sobre esta lista, escolha o número de pessoas que pode, de facto, convidar. Ponha de lado as pessoas menos intimas e com as quais não tem obrigações.

Elabore a lista por ordem alfabética , de forma a evitar repetições de nomes. Coloque à frente o nome do par.

Não é obrigatório o noivo e a noiva terem o mesmo número de convidados . Desde que haja bom senso, tudo é possível.

Faça uma lista de suplentes para poder substituir as falhas. Existe uma percentagem de convidados que não pode ir (cerca de 20%).

Faça a lista com tempo , pois quanto mais cedo tiver as confirmações, poderá ir refazendo a lista.

Lembre-se que deve convidar quem a convidou e que nunca se convida marido sem mulher e vice-versa. Deve convidar-se namorados de longa data.

Se tem uma grande família, convide apenas os primos mais velhos .

Quando começar a cortar na lista, restrinja os amigos mais recentes e crianças . Convide apenas os seus sobrinhos (se tiver) e peça aos seus amigos que não levem os filhos.

A família da noiva costuma definir o número de convites que oferece ao noivo e à sua família .

É impossível convidar todas as pessoas que a convidaram para o seu casamento, sobretudo se casar tarde. Se tiver que escolher, opte pelos casamentos mais recentes ou pelos amigos mais íntimos .

O chefe de trabalho ou os seus colegas de trabalho não têm que ser convidados, a não ser que se tenham estabelecido laços profundos de amizade. Se puder convidar uma ou duas pessoas da sua empresa, é simpático convidar a pessoa com quem trabalha directamente .

Tente perceber que os seus pais também têm obrigações. Peça-lhes que convide apenas os amigos mais íntimos, pois não é nada simpático ter uma série de convidados no vosso casamento que não conhecem.

Quando enviar os convites, telefone aqueles que não consegue convidar , e que poderão estar à espera de receber convite. Explique que se trata de um casamento íntimo e que tem um número limitado de convites!

Quando enviar os convites, envie-os ao mesmo tempo , pois evita que uns recebam primeiro que outros. O ideal é enviar com dois meses de antecedência, de forma a dar tempo aos convidados de responderem, comprarem o presente e escolherem uma toilette!

O que deve ter em conta quando fizer a lista

  1. Não convide pessoas apenas porque que é politicamente correcto.

  2. Se tem um orçamento definido (que é o mais provável) não ultrapasse o número de convites pré-estabelecido.

  3. Lembre-se que cada pessoa que adicionar à lista, encarece o orçamento final. Convide os amigos por quem sente mais carinho e aqueles que estejam realmente envolvidos com a vossa história.

  4. Este é um momento muito especial, em que o mais importante é estar rodeado de familiares, amigos, amor e carinho.

Ficou na dúvida?

A Casório Meu montou um ornograma que vai deixar mais fácil de montar a sua lista de convidados.

Artigos

bottom of page