top of page

Notícias

Recentes

Destaque

  • Admin

Cerimônia de Casamento Católica


Organizando um casamento católico

A igreja católica tem regras estritas sobre o matrimônio, que devem ser seguidas se você é praticante desta religião e deseja se casar por este rito.

Em relação ao lugar do casamento, geralmente as cerimônias são realizadas em templos paroquiais. Você deve se dirigir ao mais próximo de sua casa ou solicitar um passe especial se deseja casar em outro templo.

Requisitos para se casar numa igreja católica

  • Ambos devem ser batizados.

  • Nenhum dos dois pode ter um matrimônio religioso anterior (salvo se este tenha sido anulado pela igreja). A igreja católica não permite um segundo casamento de pessoas que já tenham tido um matrimônio católico e se divorciaram em pouco tempo.

  • Que os noivos realizem um curso pré-matrimonial, o qual consiste geralmente em palestras sobre o matrimônio cristão.

  • Que os futuros casados completem uma ficha de casamento, com uma série de dados sobre a sua documentação pessoal, endereço, etc.

  • Se os noivos são de religiões diferentes e desejam se casar pelo rito católico, devem solicitar uma ficha específica para casamentos mistos.

Como é a cerimônia

A cerimônia em si dura em torno de meia hora, e inclui salmos, leituras, orações, um sermão e, por fim, a troca de votos matrimoniais e das alianças. Os católicos podem escolher rezar uma missa completa, inclusive a comunhão. Esta situação é menos comum, e neste caso, a cerimônia dura aproximadamente uma hora.

Artigos

bottom of page